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Black Friday: 4 práticas para fazer sucesso na data promocional mais esperada do ano!

black friday backlog

A Black Friday é possivelmente uma das datas mais esperadas do ano pelos consumidores: a data especial para realizar compras, principalmente as de maior desejo. 

Pensando nisso, podemos compreender que o volume de vendas é gigante, o que exige um trabalho de logística ainda maior para criar uma boa experiência para os consumidores. 

Veja 4 passos para fazer sua empresa obter sucesso na Black Friday deste ano! 

1 Atendimento ao cliente 

Acontecendo sempre na última sexta-feira do mês de novembro (que em 2021 está prevista para o dia 26), a Black Friday é um evento. 

Isso acontece graças ao caráter exclusivo da promoção: um único dia de preços muito baixos e/ou condições especiais.

Claro, abrasileirando a promoção original criada nos EUA (que acontece apenas no dia previsto, chegando a descontos de até 90%), por aqui o evento pode durar um final de semana, uma semana ou até um mês inteiro. 

Quanto maior a duração, maior a necessidade de oferecer serviços de qualidade, atendendo os clientes da maneira correta para evitar problemas. 

O “marketing boca a boca” será uma das estratégias orgânicas mais interessantes: ofereça atendimento de qualidade para seus consumidores e eles indicarão seu negócio para outros.

Teoricamente é simples, mas a prática pode ser complicada. Por isso, treine bem seu time, explique o passo a passo do evento previsto na sua loja e conte com o trabalho em equipe para transformar o evento em um sucesso.

2 Evite problemas de reposição 

Um dos erros mais fatais para o sucesso dos negócios é impedir que os clientes comprem. Uma forma de permitir que isso aconteça é com a falta de produtos nos PDV`s. 

No caso do varejo, por exemplo, a falta de produtos nas prateleiras causa efeitos negativos que podem comprometer todas as vendas: 

  • criar o sentimento de escassez; 
  • mostrar insuficiência na demanda de clientes; 
  • deixar claro a falta de planejamento do estabelecimento;
  • possível sentimento de descaso com os clientes; 
  • quebra de expectativas; 
  • gerar más recomendações para o estabelecimento. 

 

Pensando nisso, não permita que a falta de produtos acabe com sua Black Friday! Conte com um DRP como o da Backlog para te ajudar, permitindo maior previsibilidade de movimento dentro da loja e estimulando o pensamento estratégico para fazer um evento eficaz. 

3 Planejamento de movimento de consumidores

Black Friday backlog - shop

Como acabamos de mencionar, o DRP Backlog pode te ajudar a prever movimentos em loja: como assim? 

Com o caráter da promoção, o movimento é sempre maior, certo? Isso significa que você precisará efetuar compras diferentes do resto do ano:

  • maior volume de produtos em estoque ou maior rotatividade;
  • mais velocidade na reposição de produtos; 
  • pensamento estratégico na gestão do evento e muito mais. 

 

Sendo assim, conseguimos prever cenários futuros com base em dados de eventos anteriores, comportamento dos clientes e Big Data: tudo isso de forma automatizada. 

Contar com esse tipo de serviço será um grande diferencial para que seu negócio consiga compreender os itens mais desejados, permitindo que eles estejam sempre disponíveis. 

Estude agora para colher os resultados futuramente! 

4 Pré-venda, venda e gestão de equipe 

Entendendo o cenário atual (onde grande parte da população está vacinada), os eventos presenciais serão, possivelmente, uma realidade. 

Isso não significa que o online precisa ser esquecido: sua loja possui um E-commerce? Será um trabalho em dobro gerenciar a loja física e a online, mas os lucros também podem vir dobrados. 

Portanto, alinhe bem seu time de vendedores, atendentes e demais envolvidos no contato com os clientes, permitindo que todos estejam alinhados com as demandas necessárias para fazer da Black Friday um sucesso. 

Entenda as necessidades dos seus consumidores, a forma de tratá-los e como permitir que mesmo após o evento eles retornem na sua loja. 

Vale ressaltar: tudo isso deve ser estruturado com base no volume de vendas, o que consequentemente reflete na compra de produtos com fornecedores, no controle de estoque e outros fatores pré-venda! 

Para isso, conte com o DRP Backlog! Converse com um consultor especializado e não deixe os planejamentos da Black Friday para a última hora! Clique aqui.

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