Agende uma visita agora (92) 99220-0113

Crescimento do E-commerce para o varejo

crescimento do e-commerce

O crescimento do E-commerce no Brasil acontece desde os últimos anos, ou seja, não é necessariamente uma novidade. 

Isso acontece junto do avanço tecnológico e, principalmente, digital. A pandemia da Covid-19, por exemplo, é um dos fatores que impulsionou o E-commerce do varejo ainda mais. 

Com essa aceleração, podemos compreender formas diferentes de consumir e experienciar o atendimento do varejo, cobrando ainda mais das empresas em várias questões antes muito distantes. 

Entenda mais sobre este crescimento neste conteúdo! 

O crescimento do e-commerce no varejo brasileiro

A EQI (E-commerce Quality Index) é a pesquisa indicadora do crescimento e movimento do e-commerce na América Latina. Edição criada em 2019, os dados obtidos ajudam a compreender o setor, as exigências dos consumidores e muito mais. 

Podemos compreender, por exemplo, que entre 2016 e 2020 o aumento de consumidores digitais no varejo foi de incríveis 95%.

Mais que isso, as projeções para até 2025 são de 61 bilhões, representando quase 50% de aumento em comparação com o ano de 2021. 

Os impactos no Brasil 

Sendo o país com maiores números, o Brasil é um dos grandes “ganhadores” do ranking entre as empresas da América Latina. Só em 2021, o Brasil já alcança o valor recorde de vendas, totalizando mais de R$53 milhões apenas no primeiro semestre.

Mesmo assim, ainda estamos abaixo da média: a nota prevista para a pesquisa acontece em uma escala de 0 a 100, e o total fechou em 44. 

Importante ressaltar que a nota é de toda a América Latina, e entre os países, o Brasil teve maior nota, totalizando 45, totalizando 2% a mais na nota do que os outros países pesquisados.

No ano de 2020, a nota Brasileira no EQI regional era 43. Fechando em 45, o aumento representa 5% entre os anos, provando ainda mais o aumento do Brasil e reafirmando o crescimento brasileiro na pesquisa. 

Notas por critérios de avaliação

A pesquisa EQI criou 5 critérios de avaliação para conseguir mensurar melhor a experiência dos clientes nas plataformas E-commerce. 

São elas: 

Critérios EQI - CRESCIMENTO DO E-COMMERCE

Dentro de cada categoria, o Brasil lidera o Descripition Score, fica em segundo lugar entre os países em Image Score (76%), Rating Score (17%), Review Score (16%) e penúltimo lugar na categoria Search Score (88%). 

Importante ressaltar que a média segue o padrão de 0 a 100%, ou seja, em notas como a qualidade das descrições no E-commerce, as avaliações dos produtos e no número de comentários (engajamento), o Brasil tem nota abaixo da média. 

tipos de estoque BACKLOG

Como melhorar?

Para conseguir melhorar os números e levantar o Brasil no ranking – potencializando os resultados – é importante fazer as escolhas corretas em várias áreas. 

São elas: 

  • O cuidado com o e-commerce, com boas descrições e detalhamento do produto sempre correto; 
  • Melhorar a experiência dos clientes nas plataformas e-commerce;
  • Estimular o engajamento dos visitantes, conseguir mais reviews e compreender formas de melhorar cada vez mais; 
  • Organizar bem o dia a dia de venda para conseguir atender as demandas dos clientes. 

 

Para conseguir compreender as demandas da empresa, as possibilidades que sua empresa pode oferecer no e-commerce e toda a gestão de logística, um DRP será necessário, 

Para isso, a Backlog oferece um software inteligente de alta performance: um DRP inteligente que acelera a tomada de decisão, evita a falta de produtos nas prateleiras, controla o estoque e permite que a equipe foque no que é importante; a parte estratégica,

Então, conheça e tire a parte operacional – que é importante – da frente: mantenha seu olhar no futuro e deixe nosso DRP te ajudar a manter a operação controlada! 

 

Clique aqui para conversar com um especialista Backlog!

Sucesso na hora de gerenciar seus estoques e combater rupturas?

Explore mais

crescimento do e-commerce
DRP

Crescimento do E-commerce para o varejo

O crescimento do E-commerce no Brasil acontece desde os últimos anos, ou seja, não é necessariamente uma novidade.  Isso acontece junto do avanço tecnológico e,