Agende uma visita agora (92) 99220-0113

Uso de dados para tomada de decisão no varejo: aprenda a importância

uso de dados para tomada de decisão no varejo

O uso de dados para tomada de decisão no varejo é um assunto cada dia mais comentado: mas você sabe porquê? 

Neste conteúdo iremos falar melhor sobre a importância da coleta e estudo de dados para impulsionar os resultados de empresas do varejo, o que analisar e como fazer. 

Importante começar do começo: por que o uso de dados para tomada de decisão no varejo é importante?

Assim como qualquer outro segmento, na era que vivemos – a da internet – tudo é dado. Cada passo é cheio de novas informações que podem ser extraídas, estudadas e utilizadas para os mais diversos objetivos. 

Pensando dessa maneira, podemos entender como o estudo de dados é importante para qualquer negócio. 

No varejo não seria diferente, certo? Majoritariamente presencial, embora o e-commerce já faça um estrondoso sucesso, ainda é muito importante compreender através de dados como fazer do espaço físico um local eficaz de vendas.

Para isso, daremos a seguir 3 dicas importantes que os estudos de dados trazem, entendendo suas devidas importâncias para os resultados no fim do mês, veja. 

1 Entenda o comportamento do consumidor 

Os estudos de dados – Big Data – fazem total diferença na hora de entender, de verdade, seus consumidores. O conceito é simples: entenda o que seus consumidores gostam, como eles agem, o que eles mais procuram e supra a necessidade de todos eles. 

Vá além de vender produtos: pense na experiência dentro das lojas, na facilidade, praticidade e outras formas de deixar o momento de compras mais confortável para os shoppers, aumentando consideravelmente a fidelização de clientes. 

Preço nem sempre é tudo, mas ele é um bom chamariz inicial: não se esqueça de pensar no bolso dos consumidores também! 

2 Estude o passado para fazer sucesso no futuro 

Mais que saber o que aconteceu, é importante compreender os efeitos dos acontecimentos passados, possibilitando novas decisões para o futuro. 

Tome este questionamento como exemplo: o que aconteceu na sua Black Friday do último ano que não pode se repetir? O que foi um sucesso digno de acontecer novamente? 

Cada pergunta é um dado, e ele é muito importante para sua próxima campanha! Aqui na Backlog, por exemplo, nós utilizamos de estudos profundos de Big Data e Redes Neurais para compreender as informações mais eficientes do passado para construir melhores decisões para o futuro. 

Afinal, sua empresa está realmente preparada para eventos como, por exemplo, a Black Friday que já bate nas nossas portas? Não deixe os fantasmas do passado afetarem seus resultados! 

3 Previsibilidade e tomada de decisão 

Afinal, como fazer dos dados um verdadeiro benefício? A resposta é: analisando cada um deles de maneira estratégica e agindo com previsibilidade

Se você consegue identificar o que fazer antes, o que se segue é a tomada de decisão ideal. 

Assim, sua equipe estratégica consegue fazer o melhor de maneira prévia, adiantando problemas a fim de solucioná-los antes de possíveis danos. 

Como você controla seus estoques? Quais os produtos mais procurados em loja? O que seus consumidores mais desejam? Perguntas como estas devem, obrigatoriamente, serem respondidas ANTES da demanda chegar.

Por isso e muito mais, o DRP Backlog usa dados para construir cenários futuros, acelerando a tomada de decisão eficaz e preparando sua empresa para momentos futuros de sucesso. 

Não são palpites: são resultados de pesquisas neurológicas e históricas do seu próprio estabelecimento – e mercado de atuação – para realmente aprender o que seus consumidores desejam, preparando o terreno para atendê-los! 

Podemos te explicar melhor como conseguimos fazer isso com sucesso, o que acha? Clique aqui e solicite contato de um dos nossos especialistas!

Quer mais conteúdos interessantes? Clique abaixo e confira outro post aqui do Blog Backlog!

organização de gôndolas blogpost

Sucesso na hora de gerenciar seus estoques e combater rupturas?

Explore mais

vantagens do supply chain
DRP

Vantagens e riscos do Supply Chain

O Supply Chain, também chamado de Cadeia de Suprimentos é um organismo vivo de ações que, desde o início da pré-produção até pós-venda, funciona para