Agende uma visita agora (92) 99220-0113

Estoque Sazonal para impulsionar as vendas: tudo que você precisa saber!

O estoque é um assunto recorrente que gera muitas dúvidas, certo? Entre os vários tipos de estoque existentes, um deles é muito importante: o Estoque Sazonal. 

Este modelo é destinado, principalmente, para as datas específicas no ano que celebram alguma data importante. 

Assim, neste conteúdo você entenderá melhor sobre este modelo específico de estoque, vantagens, porque utilizar e mais! 

Aproveite a leitura! 

O que é sazonalidade? 

Da forma mais comercial possível, podemos compreender as sazonalidades como datas destinadas ao aumento de vendas e demandas, interferindo na atuação da empresa e nos planejamentos anuais. 

São datas especiais:

  • Aniversários;
  • Feriados e datas comemorativas;
  • Momentos de alta rotatividade de produtos;
  • Etc. 

 

Dentro das sazonalidades mais famosas, podemos destacar: 

  • Natal;
  • Black Friday;
  • Páscoa;
  • Halloween;
  • Dia das crianças;
  • Carnaval.

 

É muito importante compreender que, dependendo do seu negócio, as datas podem ser mais ou menos relevantes. Para um varejista, por exemplo, a Black Friday é uma data muito importante. 

Para uma funerária? Finados é um verdadeiro evento! Por isso, compreender seu negócio, seus consumidores e as demanda provindas do que você oferece é o primeiro passo para utilizar bem as sazonalidades a seu favor. 

Agora, vamos falar mais sobre o Estoque Sazonal: aquele destinado para estas datas de alta do comércio e da procura por produtos/serviços com maior afinco!

black friday backlog

Estoque Sazonal 

Trabalhar a sazonalidade da forma correta pode ser entendido como: atuar em prol do atendimento de excelência, sanar as expectativas dos clientes, aumentar o volume de vendas e a lucratividade da empresa e fidelizar mais clientes. 

Claro, isso não é uma tarefa fácil, afinal, são muitas variáveis a serem tratadas e nem sempre o tempo é um aliado. Mais que isso: como se planejar de forma organizada suficiente para evitar todos os problemas que podem acontecer?

Falta de produtos, demora no atendimento e várias outras questões se tornam preocupações que impactam diretamente a atuação nas datas sazonais. 

Para combater tais problemas – não todos eles – está o Estoque Sazonal: entendendo a alta da demanda, ter um estoque especial para as datas sazonais torna-se essencial. 

Imagem o seguinte cenário: Uma empresa de produtos de limpeza tem 1000 clientes recorrentes mensais, tendo um ticket médio de R$ 50 reais mensais por cliente. 

Na Black Friday, o volume de demanda – clientes – cresce para 5000. Como atender os novos clientes sem faltarem produtos em estoque, uma vez que a demanda natural é 5 vezes menor? 

Com um reforço de estoque! Este reforço é o Estoque Sazonal, um espaço destinado apenas para os itens “a mais” focados para vendas durantes as datas sazonais. 

Assim, além de compreender onde fazer isso (é um espaço físico extra? Próprio ou alugado? Etc.), é importante prever o volume da nova demanda, criando um estoque de contingência. 

Um DRP Inteligente como o da Backlog te ajuda neste processo, permitindo que você saiba através de estudos comportamentais e Big Data a média de produtos extras necessários para atender a nova demanda da data sazonal. 

Desta forma, o Estoque Sazonal se torna uma maneira estratégica de evitar o fracasso nas datas de maior demanda de pedidos! 

Portanto, contar com este modelo pode ser o diferencial que sua empresa precisa para fazer sucesso, vender mais e se desenvolver da maneira mais estruturada anualmente. 

Mesmo assim, é preciso ser inteligente. São muitos dados a serem estudados antes da data, e o planejamento estratégico precisa se tornar uma prioridade. 

Para isso, a Backlog está aqui! Nosso software foi idealizado para permitir que empresas consigam se planejar, gastar apenas o suficiente, controlar estoques e potencializar as vendas! 

Quer conhecer? Clique aqui e cadastre-se para conversar com um dos nossos especialistas, deixe nosso time te ajudar! 

Sucesso na hora de gerenciar seus estoques e combater rupturas?

Explore mais

vantagens do supply chain
DRP

Vantagens e riscos do Supply Chain

O Supply Chain, também chamado de Cadeia de Suprimentos é um organismo vivo de ações que, desde o início da pré-produção até pós-venda, funciona para