Agende uma visita agora (92) 99220-0113

O que é um DRP? Conheça mais sobre a importância do Planejamento de Distribuição

O que é um DRP - centro de distribuição BACKLOG

O Distribution Requirements Planning (DRP) traduzido para a língua portuguesa para Planejamento de Distribuição se caracteriza como práticas de distribuição de produtos do CD (Centro de Distribuição) para os PDV`s varejistas. 

Você com certeza já ouviu falar do DRP, mas pode não compreender todos os benefícios que um sistema como este traz para sua empresa. Calma, neste conteúdo você descobrirá isso e muito mais! 

Boa leitura!

O que é um DRP e qual sua função? 

Como mencionamos, o DRP é uma forma de organização interna e comercial com foco na distribuição inteligente de produtos dos centros de distribuição para os lojistas, desde a saída da fábrica fornecedora até a mão dos clientes. 

Importante entender que, diferente de um Supply Chain, o DRP atua na logística direta de distribuição, focando em pontos como:

  • Tempo de entrega do CD para a rede varejista; 
  • Controlar os níveis de estoque;
  • Combater as rupturas; 
  • Otimizar o setor de compras e negociações no relacionamento fornecedor-loja-cliente.

 

Falaremos mais sobre estes pontos a seguir neste mesmo conteúdo! Mas, por enquanto, podemos resumir a função do DRP como um controle estratégico para evitar o desperdício de produtos; controlar o giro nas prateleiras evitando tanto a falta de produtos quanto o acúmulo; acelerar a tomada de decisão do time de logística, compras e vendas; melhorar a satisfação dos clientes, oferecendo exatamente o que eles desejam. 

SKU Backlog blog

O que um DRP combate? 

Podemos separar em 3 pontos os principais combates que um DRP inteligente realiza, aqueles que mais pesam no bolso dos varejistas no fim do mês. São eles: 

1 Perda de mercadorias (Rupturas) 

Conhecido comumente no setor como as temidas rupturas, o desperdício é um grande problema quando falamos sobre o comércio de produtos, principalmente os mais perecíveis.

Desta forma, controlar de maneira estratégica o volume de produtos necessários para comprar com base no histórico de consumo ajuda a evitar o descarte, comprando a média exata de produtos para oferecer nas prateleiras sem causar desperdício. 

2 Diminuição da rotatividade de produtos

Comprando o volume correto de produtos, a rotatividade se torna uma realidade palpável. Assim, as prateleiras estão sempre cheias, o estoque sempre nivelado (sem exageros) e os clientes sempre satisfeitos. Não falta, não sobra e não desperdiça: este é o cenário ideal! 

3 Problemas organizacionais e logísticos 

Ter controle das demandas possibilita a compra estratégica de mercadorias para disponibilizar nos pontos de venda. Assim, sua empresa consegue comprar o necessário sem jogar dinheiro fora. 

O descontrole interno é sempre um problema, e contar com um software inteligente para ajudar será um diferencial importante!

Como um DRP inteligente ajuda na gestão? 

Quer fazer uma boa gestão que, além de obter resultados incríveis, também ajuda no desenvolvimento profissional de toda a sua equipe? Então as 3 dicas abaixo são essenciais para você escolher um DRP de qualidade! 

 

Acelera a tomada de decisão 

Decisões ágeis fazem toda a diferença na hora de efetivar compras e contratos. Mais que isso, também facilita no acompanhamento do mercado, do interesse dos consumidores e no planejamento inteligente de campanhas de venda. 

Saber o que comprar, quando comprar e a quantidade necessária será essencial para manter o caixa controlado! A previsibilidade será a maior aliada da sua empresa, acredite! 

 

Ajuda no controle de estoque

Manter os níveis de estoque controlados é um desafio. A pergunta que sempre fica na cabeça é: comprar demais e manter um grande estoque ou vender sob demanda?

Nem um, nem outro! Economize espaço, evite desperdícios e tenha as prateleiras sempre cheias: para isso você precisa de um DRP! 

 

Otimização operacional 

Seu time precisa saber o que fazer, quando fazer e como fazer! Com um sistema que controla todas as informações de maneira unificada tudo fica mais fácil, certo? 

Sendo assim, o DRP é o sistema ideal, proporcionando fácil acesso aos dados necessários para a tomada de decisão! 

 

Conclusão 

Gostou de conhecer o que é um DRP e suas funções? A intenção deste post é te mostrar, de maneira objetiva, os principais benefícios que um sistema DRP traz para sua empresa! 

São resultados reais, e você pode começar a obtê-los agora! O DRP Inteligente da Backlog é um software completo que usa Redes Neurais e Big Data para te oferecer as informações necessárias para aumentar o volume de vendas e controlar todos os trâmites internos da melhor maneira! 

Converse com um especialista Backlog e conheça nosso DRP, clique aqui ou no botão abaixo!

Sucesso na hora de gerenciar seus estoques e combater rupturas?

Explore mais

vantagens do supply chain
DRP

Vantagens e riscos do Supply Chain

O Supply Chain, também chamado de Cadeia de Suprimentos é um organismo vivo de ações que, desde o início da pré-produção até pós-venda, funciona para