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Organização de Gôndolas: como usar essa prática para aumentar as vendas

organização de gôndolas

A organização das Gôndolas é um fator importante para aumentar o volume de vendas: você sabe o impacto gerado no fim do mês e como fazer da maneira correta? 

Neste conteúdo você verá dicas essenciais para uma boa organização com base no estudo estratégico de comportamento do cliente e gestão inteligente de controle de estoque. 

Por que é preciso organizar as gôndolas? 

Gôndolas organizadas ajudam aumentar o volume de vendas, principalmente aquelas geradas por impulso: que representam o maior volume dentro dos PDV`s. 

Estes  estudos comportamentais que somam o Neuromarketing, o merchandising e vários outros estudos ajudam na previsibilidade de comportamentos de compra. 

Portanto, gôndolas organizadas estimulam a compra e ajudam no giro de mercadorias, principalmente as mais paradas em estoque. 

Facilitando o modelo comum de organização, com base no comportamento do cliente, podemos tomar como base a imagem a seguir: 

organização de gôndolas

Facilitou? Veja como a gestão deve orientar a organização e técnicas famosas por chamar a atenção dos consumidores! 

Controle preventivo e inteligente 

A previsibilidade é um fator importante quando falamos de vendas em PDV`s: é preciso mapear o volume de vendas, a disponibilidade em estoque e como evitar a falta dos produtos nas gôndolas e o descontentamento dos consumidores. 

Assim, sistemas como o Software da Backlog transforma o planejamento estratégico em um verdadeiro sucesso, auxiliando a reposição de produtos, a compra de novos para retomar o volume ideal para o estoque e claro, o abastecimento das gôndolas. 

Esse sistema – um DRP (Distribution Requirements Planning), Planejamento de Distribuição em tradução livre) é o grande diferencial, possibilitando uma gestão inteligente dos responsáveis, evitando o trabalho manual que pode demorar horas. 

Compreendendo a necessidade de um DRP, entenda os impactos nos pontos de venda. 

Organizações estratégicas

Na hora de organizar uma gôndola, a criatividade é quase uma regra. Como chamar atenção dos clientes da forma correta

Existem alguns modelos de organização já testados que fazem sucesso. Conheça abaixo mais sobre cada um deles: 

  • Organização em blocos: Este modelo separa marcas e seus produtos por blocos, geralmente verticalizados, criando um efeito de “quadrado” nas gôndolas. Isso deixa cores e embalagens bem separadas, embelezando o corredor e facilitando a procura por marcas específicas. 
  • Organização verticalizada: Não necessariamente em blocos, este modelo é um dos principais impulsionadores de vendas nos PDV`s. Famosos por deixar os produtos bem organizados, este modelo ajuda na venda, na comparação de preços e no design da gôndola. 
  • Gôndolas para o público infantil: Crianças não são consumidoras, inclusive, a publicidade para este público é proibida. Mesmo assim, o famoso “corredor da morte” próximo aos caixas são repletos de produtos destinados ao público infantil, como guloseimas e outros produtos. A intenção é estimular a compra – dos pais – por impulso dos filhos, mantendo os produtos na altura dos olhos (gôndolas mais baixas). 
  • Área nobre: Onde apresentar novidades, lançamentos e produtos de desejo dos clientes. Muitas vezes representam os mais caros ou com valor agregado maior, sempre oferecidos “na altura dos olhos”. Representam um valor interessante no fim do mês, então trabalha-los da forma correta será um bom diferencial!
  • Linha da cintura: Produtos categorizados como Top of the Mind, representando aqueles com maior giro e mais procurados pelos clientes. São as rendas mais recorrentes e seguras. 

 

Gostou das dicas? Estimule o volume de vendas e os resultados da sua empresa com a previsibilidade do sistema Backlog, permitindo que a organização da gôndolas seja potencializada ininterruptamente. 

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