Agende uma visita agora (92) 99220-0113

SKU: o que é e qual sua importância para o controle de estoque da sua empresa!

SKU estoque

SKU (Stok Keeping Unit) é uma prática famosa de controle de estoque (seja ele no varejo ou no âmbito digital) para que exista mais organização e otimização de trabalho, evitar erros e muito mais. 

Neste artigo você aprenderá o que é esta prática, sua importância e como aplicá-la agora mesmo em sua empresa! 

Continue a leitura! 

 

O que é SKU: definição 

Abreviação do termo internacional Stok Keeping Unit, o SKU é definido como um código de controle de estoque, funcionando para manter organização e controle para realizar a gestão no dia a dia. 

Este código é alfanumérico, funcionando para qualquer tipo de produto. Com o uso do SKU sua empresa terá mais autonomia de tratar de grandes vendas, além de não sofrer ruptura de estoque e outros problemas que possam existir.

Imagine gerenciar um grande e-commerce, com diferentes produtos de um mesmo segmento: como você controlaria cada um deles, identificando-os sem erros? Você tem real controle sobre todos os que ainda estão disponíveis? O SKU serve para este controle! 

A seguir, entenda melhor sobre como o uso do SKU pode otimizar seus serviços e melhorar o dia a dia de sua empresa. 

 

Aplicação e melhorias diárias devido ao uso do SKU 

Como toda ferramenta organizacional, aplicar o SKU pode dar um certo trabalho. Mesmo assim, é importante ressaltar que o SKU gera uma mão de obra inicial, principalmente se você não usa, mas que depois é um trabalho de manutenção. 

Desta forma, fique tranquilo: uma vez aplicado, basta mantê-lo operante! Para conseguir aplicá-lo corretamente, basta compreender o exemplo a seguir: 

Imagine que sua empresa é uma grande distribuidora de produtos de limpeza. Seu produto top selling é um amaciante da marca Baby Soft, embalagem verde (VR) de 2 kg. 

Para construir seu SKU sobre este produto e conseguir identificá-lo, basta pegar as principais informações, abreviá-las e organizar o código em uma ordem lógica. 

Para este produto poderia ser: 

  1. AMA – vindo de “amaciante”, o tipo de produto; 
  2. BF – abreviação da marca “Baby Soft”; 
  3. VR – representando a cor da embalagem, verde; 
  4. 2 – peso do produto.

Desta forma, seu SKU para controle e otimização seria: 

  • AMA.BF.VR.2 

Assim, será possível identificar os produtos de maneira organizada utilizando características sobre o próprio produto, facilitando a crianção de novos SKU’s dentro de seu sistema de gestão. 

Agora que sabemos fazer um código, vamos ver abaixo alguns benefícios de utilizá-lo no dia a dia. 

 

Mais agilidade e otimização 

Será muito mais fácil conseguir encontrar e identificar produtos quando o código leva sua equipe responsável direto para ele, certo? É para isso que o SKU serve, manter seus serviços otimizados e poupar tempo. 

Além disso, ficará mais fácil para tomar decisões sobre produtos específicos, uma vez que será possível compreender como está o estoque, se está sobrando, faltando, etc. 

 

Praticidade da comunicação 

Agora sua equipe pode melhorar a comunicação interna e externa, criando um grande banco de dados de acesso compartilhado. 

Todo o controle deixará as informações mais organizadas, permitindo que o time estratégico trabalhe com informações concretas, sem achismo. 

 

As principais informações na palma das mãos 

Uma vez que cada código é criado respeitando as principais características de cada produto, o uso do SKU permitirá que as informações mais relevantes estejam especificadas a todo momento, facilitando o controle e gestão de produtos com praticidade. 

 

Integração com outros sistemas 

Sua empresa utiliza softwares de gestão? O SKU é fácil de adaptar e não causa dificuldade quando dentro de outros sistemas. Você poderá dar acesso a todos os responsáveis por tratamento de produtos sem se preocupar em utilizar – e pagar – vários sistemas simultaneamente. 

 

O SKU para o e-commerce 

SKU e-commerce

Engana-se quem pensa que o SKU serve apenas para o varejo. 

Nos tempos atuais – principalmente no cenário de pandemia – as compras digitais, lojas virtuais e e-commerces dominaram as vendas.

Desta forma, o SKU serve também para identificação de produtos dentro de sua própria loja virtual ou em marketplaces. 

O Mercado Livre, por exemplo, já utiliza SKU para identificação de produtos em seu marketplace, abrindo precedentes para controle de mercadorias no âmbito digital, além de ajudar no ranqueamento de itens nos maiores buscadores digitais (como o Google). 

Essa tendência deve crescer ainda mais, e outros grandes marketplaces possivelmente irão aderir este modelo também, vale ficar atento sobre o tema! 

Vale ressaltar: existem outros códigos de identificação, como códigos universais e/ou que saem diretamente do fornecedor, sendo utilizados por todos como um padrão. 

O SKU pode ser personalizável, mas utilizar um pronto que já seja conhecido no mercado pode otimizar ainda mais seus produtos dentro das plataformas digitais. 

Agora vamos entender melhor o que difere SKU do conhecido código de barras! 

 

Conheça a diferença entre SKU e Código de Barras 

A maior diferença entre os dois pode ser tomada como sua aplicabilidade, inclusive em uma visão macro. O SKU é um código interno, muito utilizado por lojistas para identificação de produtos em suas prateleiras. 

Já o código de barras é utilizado por grandes comerciantes e dificilmente pode ser lido por outras pessoas, sendo mais ligado a tecnologia que a lógica em si. 

Os modelos de organização não são exatamente iguais, e o código de barras pode ser muito mais trabalhoso para conseguir aplicar, diferente do SKU, que é mais personalizável, atendendo melhor os lojistas. 

 

Conclusão 

Por fim, podemos concluir que o SKU é de extrema importância para logistas qualquer segmento, conseguindo controlar seus produtos, o que falta e o que sobra em seus estoques. 

Além disso, podemos entender o SKU como um facilitador, que impulsiona sua empresa para o crescimento por meio da estruturação estratégica de seu estoque. 

Contar com um sistema de controle somará os benefícios do SKU e permitirá que sua empresa tenha previsibilidade nas ações, mais organização no dia a dia e melhor trabalho de logística.

Quer essas e mais soluções que combatem as rupturas e aceleram os lucros? Então converse com um especialista da Backlog, te explicaremos como nosso software exclusivo funciona! 

Explore mais