Agende uma visita agora (92) 99220-0113

Supply Chain: O que é, sua importância e porquê contar com essa técnica!

Supply Chain

Já ouviu falar sobre Supply Chain, mas não sabe qual seu conceito? Este conteúdo é para você! 

Quando falamos sobre a área de gestão e logística no varejo, é comum que o termo Supply Chain apareça, inclusive como uma solução para obter mais resultados nos pontos de venda. 

Nesta leitura você irá aprender o conceito e importância desse conjunto de estudos e práticas que classificam o Supply Chain! Continue a leitura e bom aprendizado. 

Supply Chain: o que é?

Da maneira mais didática possível, o Supply Chain se caracteriza como o conjunto de ações estratégicas e operacionais para, desde a matéria-prima até a venda, controlar todos os caminhos percorridos pelos produtos. 

Traduzido da palavra inglês para “Cadeia de Alimentos”, esse fluxo se torna, então, uma forma prática de acompanhar a fabricação, administrar o processo de logística de transporte, carregamento, estocagem e vários outros, finalizando então na distribuição para os clientes. 

Indo ainda mais além, podemos compreender dentro do conceito de Supply Chain toda a parte de divulgação e venda, afinal, esses trâmites também são considerados como “caminho” até os pontos de venda. 

Assim, setores como o Marketing (tradicional e digital), atendimento e Customer Success (sucesso do cliente), por exemplo, também aparecem no processo. 

Impactos do Supply Chain e da logística 

Andando de mãos dadas, as duas metodologias estratégicas que dão título a este tópico são diretamente relacionadas – e confundidas. 

A logística está relacionada, principalmente, ao processo de transporte, armazenamento e demais trâmites ligados a locomoção dos produtos. 

Já a Cadeia de Alimentos se refere aos processos estratégicos-transicionais, analisando desde o início da fabricação até se esbarrar na pós-venda. Assim, podemos entender que a logística “mora” dentro dos processos de Supply Chain, mesmo que talvez ela tenha nascido antes nos campos de estudo. 

Claro, importante ressaltar que isso não descarta a Logística ou o setor: ele possui vida própria! Mesmo assim, os impactos para as empresas são diferentes. Entende melhor a seguir.

uso de dados no varejo

Benefícios da Cadeia de Alimentos para o desenvolvimento de empresas

A pergunta que não quer calar, é: quais são os reais impactos do Supply Chain para as empresas? 

Um sonho para qualquer lojista sempre foi – e será – comprar, distribuir e vender. Como assim? Simples: a parte mais simples é fazer um pedido, colocar em uma prateleira e efetivar uma venda por alguém interessado. 

Claro, a vida não é tão fácil! Dentro deste processo existem vários processos a serem regularizados. Entre eles, por exemplo, estão os contratos entre empresa e fornecedores, documentações e afins. 

Sobre documentações, recomendamos a leitura deste blog sobre SLA, ele te ajudará a resguardar sua empresa cada vez mais! 

Cada produto possui seu próprio processo de cadeia: alguns necessitam armazenamento especial, como foram as vacinas de Covid-19, por exemplo. Outros possuem validade baixa, como frutas, e precisam de entrega agilizada. 

Seja quais forem os produtos, o importante é como a empresa – lojista – entende estes processos. Sendo assim, questões como a escolha dos produtos, quando comprar, quais as principais datas de comercialização, quantidade e afins fazem parte do processo estratégico: o Supply Chain. 

Portanto, em um processo de várias etapas, o lojista é o último, sendo aquele que efetivamente entrega os produtos para os cliente. 

Assim, otimizar todo o processo de maneira organizada ajudará no aumento de vendas, na melhoria do setor financeiro que terá controle de compra e caixa, na aceleração dos processos de entrega e redução de gastos desnecessários, principalmente no âmbito operacional. 

Desta maneira, o Supply Chain se torna um organismo vivo dentro da empresa, funcionando de maneira ativa, se reinventando e evoluindo na medida que a empresa cresce. 

Conclusão

Então, você conhecia estes benefícios que uma boa gestão de Cadeia de Alimentos pode trazer para sua empresa? Transforme os resultados da sua empresa através da otimização! 

A Backlog criou um sistema DRP inteligente que, com base de dados, ajuda a acelerar a tomada de decisão assertiva, diminui os níveis de rupturas, controla o estoque e muito mais!

Conheça mais e saiba como nosso DRP pode ajudar sua empresa a evoluir! Clique aqui.

Sucesso na hora de gerenciar seus estoques e combater rupturas?

Explore mais

vantagens do supply chain
DRP

Vantagens e riscos do Supply Chain

O Supply Chain, também chamado de Cadeia de Suprimentos é um organismo vivo de ações que, desde o início da pré-produção até pós-venda, funciona para