Agende uma visita agora (92) 99220-0113

Vantagens e riscos do Supply Chain

vantagens do supply chain

O Supply Chain, também chamado de Cadeia de Suprimentos é um organismo vivo de ações que, desde o início da pré-produção até pós-venda, funciona para a logística da entrega de produtos. 

Assim, conhecer as vantagens do Supply Chain – e seus riscos – é praticamente uma obrigação, uma vez que varejistas de todas as naturezas vivem deste contexto. 

Por isso, criamos este conteúdo que dá foco em conhecer as principais vantagens de uma cadeia de suprimentos bem estruturada, assim como mostra os riscos a serem combatidos para evitar perder dinheiro! 

Prossiga com a leitura e conheça mais! 

Principais vantagens do Supply Chain

Com foco nas vantagens desse conjunto de ações, se você deseja se contextualizar melhor sobre o que é o Supply Chain, recomendamos este conteúdo criado pela Backlog

Aqui, falaremos mais diretamente sobre os benefícios que essas ações estratégicas oferecem para empresas que investem nessa metodologia! 

Menos custos

Uma das principais vantagens do Supply Chain é, graças a seu caráter organizacional e de otimização operacional, a redução de custos. 

Isso é possível graças ao controle de armazenagem (controle de estoque com base em diferentes tipos de estoque), ao controle de matéria-prima necessária para a produção (pedido junto aos fornecedores) e com todo o processo de produção. 

Abertura para novos mercados 

Quase como consequência do Supply Chain, a abertura para o mercado (inter)nacional é uma realidade para àqueles que controlam bem a cadeia de suprimentos. 

Então, mais que oferecer seus produtos e serviços para novos mercados, a empresa também consegue nova clientela, trabalhando com novos perfis de shoppers. 

Poder estratégico

Saber o que comprar, quando comprar, a quantidade, como estocar e todos os demais passos até a venda para os consumidores é um verdadeiro sonho, certo?

Como o Supply Chain está relacionado com a gestão estratégica, a logística e o comercial, controlá-lo em todos os níveis (etapas) dará para sua empresa maior poder estratégico.

Assim, você poderá tomar novos caminhos conhecendo bem o que fazer, evitando investimento muito perigosos. 

SKU Backlog

Principais riscos para manter a atenção 

Nem tudo são flores, certo? Por isso, o Supply Chain, assim como qualquer outra metodologia, tem seus riscos a serem combatidos. Confira os principais a seguir. 

Qualidade e agilidade

Muitos pensadores falam sobre o contrates entre agilidade e qualidade: se você prioriza um, o outro é impactado. 

O que isso significa? Na hora de gerenciar a cadeia de suprimentos, será importante que sua empresa encontre o ponto exato entre os dois conceitos e ofereça o suficiente dos dois: produtos de qualidade sem pecar na agilidade da produção/entrega. 

Pesquise, teste e faça as melhores escolhas!

Riscos econômicos, sazonais e geográficos

Assim como qualquer investimento, existem vários riscos econômicos no Supply Chain. De onde comprar? Qual o melhor custo-benefício? 

Além de compreender os melhores fornecedores e as melhores condições, sua empresa ainda precisa saber a quantidade, o armazenamento e o tempo de produção. 

Quais datas sazonais são mais relevantes? Como se preparar para elas? Tudo isso impacta diretamente nos investimentos, e deve estar no radar! 

Indo mais além, é necessário compreender trajetos, possíveis perigos e complicações, como danos causados pela chuva, acidentes naturais e outras questões geográficas. 

Com isso, analisar bem o tipo de transporte necessário de matéria-prima, por exemplo, será um ponto a ser estudado. Cuidado com suas escolhas!

Mercado e concorrentes

Você conhece seu mercado de atuação? O que seus concorrentes estão fazendo que podem impactar diretamente sua atuação? 

Perguntas como essas são essenciais se você deseja ter sucesso. Compreendendo onde operar, as possibilidades disponíveis para sua empresa e como criar um diferencial dos seus concorrentes será essencial! 

Seja original, respeite o planejamento e não seja intimidado pela concorrência: ela sempre existirá! 

Conclusão

Quer fazer sucesso com o Supply Chain, combater os riscos e aproveitar as vantagens? Então conte com o DRP Backlog! São benefícios essenciais para fazer as melhores escolhas, conheça melhor conversando com nossos consultores e revolucione seus resultados através de um software unificado e inteligente! 

Sucesso na hora de gerenciar seus estoques e combater rupturas?

Explore mais

crescimento do e-commerce
DRP

Crescimento do E-commerce para o varejo

O crescimento do E-commerce no Brasil acontece desde os últimos anos, ou seja, não é necessariamente uma novidade.  Isso acontece junto do avanço tecnológico e,